Transporte coletivo amplia benefícios para melhor adaptação dos usuários

Entre as alterações confirmadas para o transporte público de Maringá, a principal mudança será o oferecimento de cartões avulsos para os passageiros que não têm o cartão Passe Fácil a partir da próxima quinta-feira (19). Melhorias contam ainda com ampliação dos pontos de recarga, cadastramento online para o cartão, aplicativo de celular com horários e itinerários e estudo para implantação de rede wi-fi nas linhas. Esses itens foram discutidos em um encontro realizado nesta quinta-feira, dia 12, que reuniu o representante do Ministério Público, Maurício Kalache, representantes do Poder Executivo, o Presidente da Câmara dos Vereadores, Chico Caiana e também o vereador Ulisses Maia; e ainda com o representante da TCCC, Roberto Jacomelli. 

O objetivo era verificar e adequar o cumprimento da Lei Municipal 9.540/2013, regulamentada pelo decreto 2.039/2014, que proibiu o uso de dinheiro como forma de pagamento da passagem no interior do ônibus. A medida atende também a solicitação do Sindicato dos Motoristas e Ministério Público do Trabalho, para eliminar a obrigação de o motorista fazer a cobrança de passageiros no momento do embarque. Na ocasião foi discutida uma série de medidas que já haviam sido implementadas, como, por exemplo, a ampliação dos pontos de venda de créditos. Foi acertada a implementação da venda de cartões avulsos em todos os pontos de venda de créditos já existentes e a ampliação de pontos, que totalizarão 53. A comercialização dos cartões avulsos terá início na próxima quinta-feira, dia 19 de fevereiro. Foi deliberado também que a concessionária estudasse a implantação, via internet, do cadastramento dos passageiros que pretendam utilizar o Cartão Passe Fácil, ação prevista para começar em março. Com essa opção, o cartão será emitido para o usuário, que vai definir em qual dos pontos existentes pretende retirá-lo, medida que agilizaria o atendimento. O cartão avulso terá o valor da tarifa igual ao que era praticado quando o pagamento era feito dinheiro, de R$ 3,25. A empresa ainda se comprometeu a continuar buscando novos parceiros no município, visando ampliar a rede de pontos de venda tanto de créditos eletrônicos como de cartões avulsos, e a expansão de pessoas na venda de créditos eletrônicos no interior do Terminal Urbano. Aplicativo A Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC) lançou recentemente um aplicativo para smartphones que informa aos usuários os horários e itinerários das linhas. O app foi desenvolvido para facilitar o dia a dia dos passageiros e o download é oferecido gratuitamente nas plataformas do Windows Phone e Google Play. Com o aplicativo intitulado “Horários TCCC” em mãos, você seleciona a linha que pretende utilizar ou adiciona o ponto de partida e o destino, adiciona se é dia útil, sábado, domingo ou feriado e a partir dessa consulta a plataforma oferece os horários de partida e chegada dos ônibus, além de informar todo o itinerário de cada linha. A verificação só é possível se o celular estiver conectado na internet. A avaliação dos usuários via internet tem sido positiva, vide os diversos retornos na página de download do aplicativo. "Funcionou perfeitamente. Todos horários atualizados, parabéns", comentou Adriano Silva. "Muito bom, prático e rápido", destacou Pablo Jimenez. "Super atualizado!", escreveu Leonardo Garcez.

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