Maringaense ganha mais um canal digital de acesso à Prefeitura

A Prefeitura de Maringá concluiu mais uma inovação em benefício dos maringaenses. Na última semana foi aberto na internet o serviço “Acesso Cidadão”, um canal de acesso direto do cidadão à administração. Essa será mais uma ferramenta de governo eletrônico disponível em Maringá. O “Acesso Cidadão” permite aos proprietários de imóveis acompanhar tudo sobre suas propriedades e interagir com a Prefeitura pela internet. O sistema beneficia o cidadão, o município e a população, com uma inédita troca de informações. Para participar é necessário acessar o novo serviço e cadastrar uma SENHA WEB. Essa senha será utilizada para usar a ferramenta eletrônica “Acesso Cidadão”. O secretário de Gestão e Fazenda, José Luiz Bovo, destaca que a administração vem investindo em tecnologia da informação para inovar e oferecer cada vez mais serviços online, de fácil acesso e com muitos benefícios aos maringaenses. São exemplos de sucesso a implantação do Portal Geomaringá, Atendimento ao Contribuinte, ISS Eletrônico, Certidões, Laudos de Viabilidade, Alvará Online, Agiliza Obras e o e-Atende Fiscalização. Agora, com o cadastro de usuário e a senha, o maringaense terá acesso a informações que vão ajudá-lo a cuidar e gerenciar seu terreno e imóvel. No “Acesso Cidadão” a Prefeitura também vai se comunicar com o proprietário, informando sobre situações do imóvel. Isso auxiliará a manter a cidade limpa, evitando multas, de uma forma direta e rápida. 

Acesso O diretor de Fiscalização, Marco Antônio Lopes de Azevedo, lembra que para ter o acesso e os benefícios é necessário que cada contribuinte dono de imóvel faça o seu cadastro no site da Prefeitura www.maringa.pr.gov.br. Com esse canal, o maringaense estará em contato online com a Prefeitura. Futuro O secretário Bovo anuncia que a implantação de inovações e novas ferramentas de governo eletrônico são continuadas. Em breve será possível ter acesso a serviços como notificação eletrônica de IPTU. Na Ouvidoria outras mudanças estão em implantação, integrando geoprocessamento, fiscalização e o canal de acesso do cidadão. Os maringaenses poderão encaminhar solicitações de serviços, reclamações e outras informações com imagens, utilizando até mesmo seus telefones celulares, tudo online, de forma rápida e documentada. Como acessar e participar do “Acesso Cidadão” 1. Sistema e Senha a) Para acessar o novo sistema é necessário cadastrar uma SENHA WEB, chave para o uso da ferramenta eletrônica. Acesso para cadastro pelo www.maringa.pr.com.br/acessocidadao. Veja no App Store ou Google Play aplicativos para cadastro pelo celular. b) Após o cadastro da SENHA WEB, o sistema faz a busca dos dados do cidadão, listando todos os imóveis do contribuinte e a situação de cada um deles. c) A partir daí o cidadão passa a interagir com a Prefeitura, recebendo notificações e comunicados em diversas situações. Uma delas, por exemplo, será a ocorrência de mato alto em terreno. 2. Benefícios a) O acesso ajudará a fornecer dados atualizados em cadastro eletrônico dos contribuintes, permitindo que os contribuintes colaborem com a rápida e eficiente atualização de dados. b) O contribuinte ganha com desburocratização e agilidade no atendimento. Poderá consultar serviços e comunicar intervenções por internet, sem a necessidade de deslocamento até a Prefeitura. 3. Notificações a) A regularização de terrenos e imóveis com mato alto e outras ocorrências será imediata, com o contato online entre o cidadão e a Prefeitura. Ajudará sobremaneira na limpeza da cidade e no combate ao mosquito da dengue, dentre outras pragas. b) O proprietário do imóvel será notificado do que precisa fazer. Terá 7 dias para fazer roçada e comunicar a Prefeitura. Se roçar dentro do prazo ficará isento de multa. c) Além da rapidez das comunicações, ganha o contribuinte, que evita multa, e a população que terá a cidade muito mais limpa.

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