Paraná é destaque no balanço anual da Associação Brasileira de Cohab´s

O secretário estadual da Habitação do Paraná e presidente da Companhia de Habitação do Paraná, que também preside a Associação Brasileira de Cohab´s e Agentes Públicos de Habitação (ABC), Mounir Chaowiche, recebeu nesta quinta-feira (27) e sexta-feira (28), em Foz do Iguaçu, presidentes e representantes de companhias de habitação de todo o país para fazer um balanço do programa Minha Casa Minha Vida e discutir ações para o próximo ano. 
Chaowiche destacou que a política habitacional deve sempre ser discutida, buscando novas formas para alavancar recursos. “Precisamos pensar em legislações para que a produção de moradias através de estados e municípios, em parceria com o governo federal, não pare, continue se desenvolvendo e atendendo principalmente as famílias mais carentes”, afirmou. Sobre o destaque dado à Cohapar por outras entidades que trabalham com habitação no Brasil, o secretário afirmou que isso se deve graças ao empenho do governador Beto Richa. “O Paraná vive hoje um momento histórico. Nosso governador elegeu habitação como prioridade, pois entende que esta deve ser uma das bases de atuação da administração para melhorar a qualidade de vida das famílias”, disse.

O prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira, anfitrião da reunião, afirmou que a discussão envolvendo todas as entidades é fundamental para o melhoramento do programa de habitação. “Esse debate favorece a uniformização das regras e, principalmente, a agilidade dos processos em todo o país. O Paraná hoje é destaque porque os incentivos que o governo do estado oferece tornam os empreendimentos mais atrativos e, desta forma, conseguimos atender mais famílias”, afirmou. Ainda segundo o prefeito, a meta é beneficiar cinco mil famílias na cidade até 2016. “É o maior volume de casas construído em parceria com o governo do estado. E sem essa união não seria possível nem chegar a metade desse número”, salientou. O deputado estadual do Mato Grosso do Sul, Carlos Eduardo Xavier Marun, ex-presidente do Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano, afirmou que o Paraná serve de exemplo para outras companhias de habitação em todo o Brasil. “Sem dúvida alguma o Paraná é uma referência, a nível nacional, de como utilizar as ferramentas que estão disponíveis através do governo federal no sentido de se associar a elas e produzir habitação para gente que precisa”. HABITAÇÃO NO PARANÁ – O Paraná tem hoje o maior programa de habitação do país e é o estado com melhor desempenho do programa Minha Casa Minha Vida, com projetos habitacionais nos 399 municípios. Já são 96 mil famílias atendidas com moradias no campo e na cidade, além de titulação de imóveis. O programa de construção de moradias rurais é o maior em andamento no país. A meta de atender 10 mil famílias do campo em quatro anos foi superada com um ano de antecedência. Estão sendo atendidas mais de 12 mil famílias, em 363 municípios. Além da melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares, o programa de habitação rural mantém o homem no campo, com chances de aumentar sua produção e renda. O programa também colabora com o crescimento da economia local, pois leva a indústria da construção civil ao município. Outros programas paranaenses importantes, a regularização fundiária já beneficiou mais de 12 mil famílias e com a titulação de imóveis, 10 mil famílias já foram atendidas, superando a meta inicial de oito mil famílias em quatro anos.

Nenhum comentário: