Tauillo cai e Salvadori sobe nas pesquisas

Em nova rodada de divulgação de pesquisas eleitorais em Campo Mourão, o candidato do PPS, Tauillo Tezelli, teve uma queda de 11,52 pontos percentuais em relação aos dados levantados pelo Instituto IRG Consultoria e Pesquisas, contratado pelo jornal Tribuna do Interior, em questionário registrado na base de dados do TRE-PR no último dia 25.
Na pesquisa divulgada na quinta-feira (1) pelo Instituto Visão , de Curitiba, Tezelli aparece com 31,83 % da intenção de votos dos eleitores da cidade. Anteriormente, o índice medido pelo IRG chegava a 43,35%. 
Os números se referem à questionários estimulados realizadas pelos institutos de pesquisas. Na comparação entre as duas pesquisas – as únicas registradas no TRE-PR e divulgadas – o candidato do PSD, Rodrigo Salvadori, teve a maior ascensão entre os candidatos que disputam a prefeitura da cidade. Com índice inicial de 18,55%, apurado pelo IRG, Salvadori tem agora 21,72% de intenção de votos dos mourãoenses, na pesquisa divulgada pelo Instituto Visão. Com o índice, ele ultrapassou a atual prefeita da cidade, Regina Dubay, que tenta a reeleição. Antes com 19,95% das intenções de votos, conforme os dados tabulados pelo IRG, Regina agora aparece com 18,06%, nos números do Instituto Visão, com decréscimo de 1%. O candidato do PSOL, Evaldo Bertoldi, também caiu de 5,7 pontos percentuais, na apuração do do IRG, para 1,08 % nos números auferidos pelo Visão. O número de pessoas que não sabem em quem votar pesquisado pelo IRG era de 13,9 %. Na pesquisa do Visão, estes dados sobem para 22, 58% dos votos válidos, demonstrando que o páreo será duro e está aberto para os três primeiros candidatos. Espontânea Nas pesquisas espontâneas do IRG e do Instituto Visão, novas divergências. Nos números do IRG, Tezzelli teria 24,31% da intenção de votos, seguido por Regina Dubay com 9,4%. Rodrigo Salvadori teria 5,26%. Na última colocação está Evaldo Bertoldi com 1,2% dos votos. Os dados do Instituto Visão são diferentes. Tezelli teria 13,5% dos votos válidos, seguido por Salvadori, com 9,9%. A prefeita Regina Dubay tem 6,9% . Registro As pesquisas do IRG e do Instituto Visão estão registradas no Tribunal Eleitoral do Paraná. A pesquisa do IRG está protocoladas sob o número 05148/2016. O questionário do Instituto Visão recebeu o protocolo 0133/2016. O período de aplicação dos questionário ocorreu entre 26 a 29 de agosto. A margem de erro da pesquisa do IRG, com base em 400 entrevistas, é de 4,9 para mais ou para menos e a confiabilidade é de 95%. O Instituto Visão também ouviu 400 eleitores. A margem de erro é de 4,8% e foi realizada entre 28 a 30 de agosto. O grau de confiabilidade da pesquisa é de 95%.

Nenhum comentário: