Prefeitura entrega mais uma Unidade Básica de Saúde Amiga do Trabalhador

A Prefeitura de Maringá, através da Secretaria de Saúde, vai entregar nesta quinta-feira (17) mais uma Unidade Básica de Saúde Amiga do Trabalhador (UBSAT). Um compromisso do prefeito Roberto Pupin com a comunidade, que passa a funcionar na UBS Zona Sul (Rua Tabaetê, 396). O lançamento será às 18h30. Esta será a segunda unidade com atendimento estendido, sendo que a primeira é a do Quebec. 
A UBSAT visa o atendimento ao usuário adulto, que nem sempre encontra tempo durante o horário de atendimento normal das unidades. Para isso, a UBS Zona Sul ganhou uma nova equipe de profissionais e vai expandir o horário de atendimento até as 21h30.

O objetivo geral é garantir a atenção integral à saúde básica com um horário alternativo de atendimento. A UBSAT visa também prestar assistência multiprofissional em saúde à população trabalhadora, usuária do SUS, além de ampliar o vínculo dos trabalhadores nas UBS; realizar atividades de prevenção e promoção à saúde aos trabalhadores; e aumentar a captação dos agravos de importância epidemiológica, tais como as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), bem como as DST/HIV/Aids, hepatites, entre outras. A secretária de Saúde, Carmen Inocente, reforça que o atendimento no horário especial será destinado à população adulta, trabalhadora, preferencialmente com agendamento prévio pela Unidade Básica de referência do usuário. “Não será referência para atendimentos de urgência e emergência. Para estes atendimentos, o acesso continuará sendo as UPAs Zona Norte e Zona Sul”. A população que for atendida na UBSAT Zona Sul não deverá perder o seu vínculo com a Equipe Saúde da Família da área de abrangência da sua residência. O usuário continua tendo como referência a UBS da região onde mora, e quando necessário terá agendamento na UBSAT. A Unidade Básica de Saúde Amiga do Trabalhador oferece praticamente todos os serviços normais das UBS. São realizadas consultas médicas agendadas e de livre demanda para os casos de urgência (quando necessário); consultas de enfermagem; investigação do nexo causal com a atividade laboral; investigações epidemiológicas, com o preenchimento das fichas epidemiológicas; procedimentos de enfermagem como vacina, administração de medicamentos, inalação e tratamentos de feridas, entre outros; coleta de preventivo para usuárias que não podem comparecer no horário normal de atendimento das UBS, intensificação à solicitação de mamografias e PSA de acordo com os protocolos; testes rápidos de HIV, hepatites e sífilis; entrega de medicamentos e insulina; Acolhimento com Classificação de Risco; ou procedimentos odontológicos agendados e de urgência quando necessários. A UBSAT realiza ainda trabalho de grupos, como de combate ao tabaco; ações de saúde mental, encaminhamentos a outros serviços; ações de prevenção e de promoção da saúde e orientações gerais e educação em saúde.

Nenhum comentário: