O governo do PT já caiu

1-Um governo já caiu quando um oferecido qualquer do Ministério das Relações Exteriores emite um comunicado mundo afora acusando estar em curso um golpe de estado. Como os países, os relevantes ao menos, sabem ser isso falso, log entendem o óbvio: o comando já não comanda. 
2-Um governo já caiu quando a presidente da República legal abre mão de suas funções em favor de um presidente “de facto”, convoca seis veículos de comunicação estrangeiros — todos de centro-esquerda — e também anuncia o golpe que não existe.
3-Ou por outra: um governo já caiu quando a governante, prestes a ser posta fora do poder por um processo de impeachment, abdica de falar com o Congresso — porque já sabe ser inútil — e prefere convocar uma espécie de solidariedade internacional contra as instituições de seu país. Acreditem: isso é inédito na história. 
4-Dilma falou nesta quinta a correspondentes do The New York Times (EUA), The Guardian (Reino Unido), Le Monde (França), El País (Espanha), Página 12 (Argentina) e Die Zeit (Alemanha). Insistiu na conversa mole do golpe, mas sentiu a necessidade de explicar: ele não seria do tipo militar. Ora, claro que não! 
5-Um golpe que não é militar seria então o quê, especialmente quando o rito da deposição ou não foi definida por uma corte suprema que é absolutamente livre? A decisão de conceder tal entrevista só nos cobre, como país, um pouco mais de ridículo.

Nenhum comentário: