Começa construção do Portal do Parque de Ingá

Reserva florestal central de Maringá que atrai milhares de visitantes de toda a região, o Parque do Ingá está ganhando um novo portal de acesso. A novidade é mais uma etapa das melhorias planejadas pela Secretaria do Meio Ambiente, que entre outras realizações está melhorando a sinalização interna da reserva, limpou e protegeu as minas, reativou a lanchonete, implantou parque infantil, trazendo o trem náutico e pedalinhos para o lago. 
Para o secretário de Meio Ambiente, Umberto Crispim, que na terça-feira (16) acompanhou o prefeito em exercício, Cláudio Ferdinandi para verificar o início das obras e conhecer o projeto, o novo portal visa substituir a estrutura já precária, composta por uma tora de madeira deteriorada pelo tempo e erguida sobre as cabeças dos visitantes, e a guarita que precisa ser modernizada para melhor vigilância, atendimento ao público e conforto dos servidores que ali trabalham. 

Outro detalhe importante, salienta a arquiteta Amanda Cibinelo, que com os arquitetos Esdras Miranda e Rodrigo Pupin criou o projeto, é a leveza do novo conjunto do portal, de aspecto muito natural para atrair os visitantes para que entrem no parque, ao mesmo tempo em que prioriza total visão das árvores, da natureza presente no parque. Formado por dois arcos - que se alongam por uma distância de 13 metros – executados com madeira laminada de reflorestamento (Pinus Oocarpa), o portal terá seis metros de altura no ponto mais elevado. Um conjunto de tirantes sustentará a 3 metros de altura, uma cobertura retangular (largura de 2,20 metros e comprimento de 12 metros) feita em policarbonato alveolar fumê. Outros detalhes do portal: a destinação exclusiva para pedestres (os veículos terão passagem ao lado) e a substituição dos paralelepípedos atuais por piso de cimento, de modo a facilitar o trânsito principalmente de crianças e idosos. Segundo o prefeito em exercício Cláudio Ferdinandi, o prazo para término da obra é setembro, quando será entregue à população.

Nenhum comentário: