Saúde promove capacitação da Rede de Prevenção e Atenção à Violência

A Secretaria de Saúde promove nesta quinta-feira (28), a jornada de capacitação “Reflexões e atualização sobre violência”, envolvendo os profissionais integrados à Rede de Prevenção e Atenção à Violência. A capacitação será realizada durante o período da manhã, no Auditório Dona Etelvina, no Unicesumar. 
Participam do evento mais de 300 profissionais da Secretaria de Saúde (assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros de ESF, membros do NASF), da Secretaria de Educação (assessores, orientadores educacionais de escolas e CMEIS, psicólogos), da Secretaria de Assistência Social (CREAS, CRAS, Abrigo provisório), Secretaria da Mulher (CRAMMM), Conselhos Tutelares, Hospital Universitário, Núcleo Regional de Educação (pedagogos e diretores de colégios estaduais), componentes dos 13 grupos locais da Rede de Atenção e Prevenção a Saúde, e membros do CMDCA. 

A psicóloga da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Ana Rosa Palácios, abre as palestras da capacitação falando sobre Histórico da Rede de Atenção e Prevenção à Violência de Maringá. Na sequência a psicóloga Valéria Sanzovo, do NASF Mandacaru, aborda a Experiência de um grupo local da Rede em Maringá. O assistente social do Ministério Público de Maringá, Marco Antonio da Rocha, fala em seguida, sobre Abordagem profissional não violenta. Após o intervalo, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes, Ailton Morelli, fala sobre o Plano Municipal SINASE. A assistente social da 15ª Regional de Saúde/Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, Simone Pimenta, fecha as exposições falando da Nova ficha do SINAN. Antes de encerrar a capacitação os profissionais poderão fazer questionamentos sobre as explanações. O evento dá continuidade às ações de prevenção de violência, planejadas no início do ano, proporcionando reflexão sobre temas relacionados à violência e informar sobre atualizações do fluxo e ficha de notificação.

Nenhum comentário: