Maringá é destaque no site da Revista Exame na geração de empregos

Reportagem da jornalista Talita Abrantes, editora do canal Brasil do site Exame.com, destaca mais uma vez Maringá na edição online da Revista Exame, desta vez entre as 20 cidades brasileiras com melhores índices na geração de empregos no primeiro trimestre deste ano. Maringá criou, segundo dados do Caged, 2.269 novas vagas entre janeiro e março, com saldo positivo na maioria dos setores da economia. Foram mais de 1,8 mil novas vagas no setor de serviços, mais de 470 na indústria de transformação, 26 na construção civil e nove na agropecuária. Com saldo negativo aparecem o comércio com menos 123 vagas. 
A reportagem aponta que com a economia cambaleante, o Brasil fechou os três primeiros meses do ano com o saldo negativo no balanço de geração de empregos. No período o país perdeu mais de 50 mil postos de trabalho, segundo dados do Ministério do Trabalho. 

No entanto, algumas cidades foram na contramão desta tendência. Todas fecharam o primeiro trimestre com um saldo positivo na criação de novas vagas. Ao todo, cerca de 2,8 mil – de um universo de 5,6 mil municípios – abriram ao menos um posto de trabalho no período. A reportagem reconhece que o desempenho dessas cidades ainda é tímido quando comparado aos anos anteriores. São Paulo, por exemplo, gerou mais de 48 mil vagas entre janeiro e abril de 2014. Agora, a capital paulista fechou março com um saldo positivo de 5,7 mil oportunidades profissionais. Em um ano, 280 mil pessoas entraram na fila do desemprego no Brasil, segundo informações do IBGE. A expectativa do governo é que o Brasil volte a gerar empregos a partir do segundo semestre deste ano. Em março, segundo dados do Caged, 19 mil vagas foram criadas no Brasil - mas o número não foi suficiente para recompor os postos fechados nos dois meses anteriores.

Nenhum comentário: