Pupin leva experiências de Maringá para encontro de municípios

O prefeito Roberto Pupin participa a partir desta terça-feira (7), em Brasília, do III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), onde apresenta experiências inovadoras de Maringá em diversas áreas. Pupin participa ainda como vice-presidente para assuntos de Saúde da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), de debate em uma das salas temáticas do evento, sobre Emergência na saúde pública: qualificar serviços, aumentar a eficiência das despesas e enfrentar o subfinanciamento. 
Realizado pela Frente Nacional dos Prefeitos em parceria com o Sebrae Nacional de 7 a 9 de abril, o Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável chega à terceira edição consolidado como o maior evento sobre sustentabilidade do país. O EMDS reúne bienalmente autoridades municipais, estaduais e federais, este ano com a participação da Delegação da União Europeia no Brasil. Além das experiências dos municípios brasileiros, serão apresentados casos de sucesso nas cidades portuguesas de Porto e Matosinhos, e da região metropolitana de Paris, na França. Uma das metas do EMDS é mobilizar gestores públicos dos três níveis de governo a incluir o tema da sustentabilidade em seus programas de governo e criar agendas propositivas de desenvolvimento local sustentável. 

Temas como a dinamização das oportunidades para os pequenos negócios, a gestão pública aliada ao empreendedorismo, a qualidade ambiental urbana, a inclusão produtiva, erradicação da miséria e questões referentes a mobilidade urbana serão algumas das agendas discutidas no encontro. A cada edição, novos temas e desafios surgem e os assuntos recorrentes tomam novas formas, exigindo reflexões e esforços coletivos e de mobilização de todos os atores políticos e sociais, fomentando o interesse dos municípios em melhorar a qualidade de vida da população nas cidades. Salas Temáticas Durante o III EMDS serão realizadas ainda Salas Temáticas debatendo amplamente assuntos relacionados à vida nas cidades. Serão 13 salas com até oito mesas de debates em cada uma delas. Ao todo serão 120 mesas de debates nos três dias do evento. O prefeito Roberto Pupin participa como moderador no tema saúde. “Como garantir a sustentabilidade dos recursos da saúde em um cenário de constantes dilemas entre os entes federados?” será tema da mesa na quarta-feira. Foram convidados para esta mesa o ministro da Saúde, Arthur Chiorro; o governador do Ceará, Camilo Santana; o senador Humberto Costa (PE); o deputado Tarcísio Perondi (RS); o secretário de Saúde de Bauru (SP) e presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, Fernando Monti e o diretor adjunto da Diretoria de Estudos Sociais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Sérgio Francisco Piola. Além das experiências exitosas dos municípios por meio do Caminho das Cidades e da Praça de Boas Práticas, e das Salas Temáticas, o III EMDS tem na programação Arenas de Diálogo e Fóruns Ted-alike. O evento terá ainda o Ponto de Encontro, para a interação entre os participantes. Na Praça de Boas Práticas, Maringá apresenta ainda o programa Hortas Comunitárias, uma das Tecnologias Sociais premiada pela Fundação Banco do Brasil e convidadas para a apresentação no III EMDS. As Hortas Comunitárias de Maringá envolvem mais de 600 famílias de 24 bairros e dos distritos de Iguatemi e Floriano, com uma produção de aproximadamente 240 toneladas de alimentos por ano, melhorando a alimentação de milhares de pessoas.

Nenhum comentário: