Maringá não atinge metas do Programa Cidades Sustentáveis

O resultado parcial da pesquisa, em andamento, realizada pelo Observatório das Metrópoles Núcleo UEM/Maringá, demonstra que a cidade não está conseguindo cumprir com as metas da área de saúde, assumidas em carta-compromisso assinada pelo prefeito Roberto Pupin. 
A Plataforma Cidades Sustentáveis foi lançada em 2010 com o intuito de sensibilizar e mobilizar as cidades brasileiras a desenvolverem de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. Em conjunto, foi criada uma carta-compromisso destinada aos candidatos ao governo, os quais se comprometeriam a realizar uma gestão pública voltada ao desenvolvimento justo e sustentável. Em 2011, foi lançado o Programa Cidades Sustentáveis, que abrange a plataforma, tendo como foco as eleições municipais que aconteceram em 2012. Nessa condição, os signatários da carta-compromisso se comprometeram a promover a Plataforma Cidades Sustentáveis em seus municípios, alimentando seus indicadores básicos ao final de cada ano de gestão. Roberto Pupin, prefeito da cidade de Maringá-PR, eleito em 2012, foi um signatário da carta-compromisso, inscrevendo a cidade no programa e se comprometendo atingir as metas propostas. 

O resultado parcial demonstra que os indicadores de saúde, de 2012 a 2014, apresentam divergências(Segue em anexo a pesquisa parcial). No entanto, conforme informações divulgadas pela Secretaria Municipal de Comunicação, "o prefeito Roberto Pupin participa a partir desta terça-feira (7), em Brasília, do III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), onde apresenta experiências inovadoras de Maringá em diversas áreas. Pupin participa ainda como vice-presidente para assuntos de Saúde da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), de debate em uma das salas temáticas do evento, sobre Emergência na saúde pública: qualificar serviços, aumentar a eficiência das despesas e enfrentar o subfinanciamento. Realizado pela Frente Nacional dos Prefeitos em parceria com o Sebrae Nacional de 7 a 9 de abril, o Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável chega à terceira edição consolidado como o maior evento sobre sustentabilidade do país. O EMDS reúne bienalmente autoridades municipais, estaduais e federais, este ano com a participação da Delegação da União Europeia no Brasil (informe na íntegra http://www2.maringa.pr.gov.br/site/index.php?sessao=0d5cf5f6dc550d&id=25750).

Nenhum comentário: