Pupin reforça ação de governo contra a dengue em lançamento de campanha

O prefeito Roberto Pupin reafirmou nesta sexta-feira (6), a ação de governo no combate à dengue, durante o lançamento da campanha Volta às Aulas sem Dengue, realizada pelas secretarias de Saúde e de Educação. “Desde o primeiro ano de mandato todas as secretarias municipais e órgãos da administração estão atuando no combate à dengue”, destacou Pupin. O lançamento ocorreu na Escola Municipal Odete Ribaroli Gomes de Castro, reunindo professores, funcionários, agentes ambientais, secretários municipais e alunos. 
A secretária de Educação, Solange Lopes, abriu o lançamento destacando que o lançamento da campanha Volta às Aulas sem Dengue marca o início de um trabalho que dura o ano todo. Solange lembrou que o tema dengue é trabalhado com os alunos da rede municipal pelo menos uma vez ao mês durante todo o ano. “Importante destacar que o assunto dengue não se resume a esse lançamento, mas no trabalho em sala de aula o ano todo, transformando alunos em agentes de combate ao mosquito”.

A secretária comparou que existem doenças sem prevenção, mas a dengue pode ser evitada se cada um fizer sua parte. “Se todos esstiverem envolvido em eliminar a água parada a dengue não será mais um problema de saúde pública”, afirmou Solange, agradecendo a parceria da Secretaria de Saúde. O secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, convocou as crianças das escolas municipais no combate ao mosquito da dengue. “A Educação tem mais de 32 mil alunos e vamos ter um batalhão contra a dengue durante o ano todo graças ao trabalho de nossos educadores”, pontuou Nardi, lembrando aos estudantes que de uma tampinha de garrafa até um grande reservatório de água parada o mosquito encontra condições para proliferar. Nardi agradeceu a Secretaria de Educação e a secretária Solange Lopes por mais uma parceria, destacando o envolvimento da pasta em outras ações da Saúde como a vacinação e os programas de alimentação saudável, entre outros. “Há cinco anos realizamos a campanha Volta às Aulas sem Dengue e tenho certeza que conseguimos evitar muitos casos com o apoio dos alunos nas nossas escolas”, lembrou o secretário. O prefeito Roberto Pupin lembrou que toda administração trabalha contra a dengue, junto com vários setores representados no Comitê Municipal de Combate à Dengue, e elogiou a iniciativa das secretarias de Saúde e Educação com a campanha. “Vamos mais uma vez transformar nossas crianças em agentes para eliminar a água parada. Cuidar de cada canto de casa e convidar os vizinhos a fazer parte desse trabalho”, afirmou. Pupin agradeceu todos os educadores e funcionários que atuam na formação dos estudantes como cidadãos, conhecedores dos deveres de cada um dentro da sociedade. “Queremos todos contra a dengue o ano todo, e nossos estudantes ajudando nessa missão junto com toda a administração”, destacou o prefeito. Os alunos receberam folhetos e material de orientação sobre o combate ao mosquito e mudas de citronela, repelente natural no mosquito da dengue. O secretário Antônio Carlos Nardi convidou a comunidade também para a campanha Carnaval sem Dengue e sem Aids e o lançamento do Carnaval Samba na Praça, que será lançada na próxima sexta-feira, às 10 horas, na Praça Raposo Tavares, em parceria com a Secretaria de Cultura. Na abertura da campanha, serão realizadas coleta de exames de HIV, Sífilis Hepatite B e C, distribuição de material informativos, brindes, preservativos, e orientações gerais à população pelos alunos do curso de Farmácia do Unicesumar. A Secretaria de Cultura vai levar para a abertura uma das bandas do Samba na Praça, convidando as pessoas para prestigiar também o carnaval popular, com bailes em vários bairros e nos distritos de Iguatemi e Floriano.

Nenhum comentário: