Prefeitura promove mutirão contra a dengue

Equipes da Diretoria de Fiscalização Integrada, da secretaria de Saúde, através da Vigilância Ambiental, e da Semusp intensificaram os trabalhos de vistoria em imóveis e terrenos vazios. A ação foi realizada nesta terça-feira (10) na região das avenidas Nildo Ribeiro e Joaquim Duarte e pretende evitar a proliferação do mosquito da dengue. O mutirão continua na quinta-feira (12) e pretende fiscalizar toda a região dos bairros Recanto dos Magnatas, Cidade Monções, Jardim Alvorada III, Vila Morangueira, Zona 5 e Zona 6.

Segundo o gerente de Vigilância Ambiental, Silvio Torrecilha, a ação foi organizada na região, pois o índice apontado pelo Levantamento de Infestação do Mosquito da Dengue (Lira) foi de 3,8% considerado de médio risco. “A iminência de uma nova epidemia na região é grande, pois os focos de dengue foram encontrados principalmente dentro das residências nos lixos, pratinhos de vasos e calhas, por isso estamos fazendo esse mutirão para consicentizar a população de que ela mesmo está oferecendo um criadouro para o mosquito”.

Torrecilha explicou que a Vigilância Ambiental, além de realizar a vistoria, está entregando panfletos alertando a população sobre o índice de médio risco no bairro e que serão mantidas equipes para vistoria nos demais bairros que apresentarem incidência de focos dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus, responsáveis pela transmissão da dengue e da febre chikungunya. O trabalho preventivo também é realizado nos bairros que apresentarem eventuais casos das duas doenças ou emergência de atendimentos solicitados por meio do telefone 156, da Ouvidoria Municipal.

O diretor de Fiscalização da secretaria de Gestão, Marco Antonio Lopes, participou do mutirão, acompanhando a equipe que identificou terrenos com irregularidades. “Hoje nos deparamos com um caso de descarte de entulho em local inapropriado e multamos o proprietário que deve fazer a limpeza do local e evitar a proliferação do mosquito da dengue, entre outros problemas. Já nos terrenos com mato alto nós vamos notificar o proprietário para que ele faça a roçada e caso isso não ocorra, será necessário aplicar uma multa”.

Lopes também ressaltou que a Prefeitura lançou o sistema Acesso Cidadão que facilita o contato com o proprietário de imóvel quando há irregularidades no terreno. “Desenvolvemos um sitesma em que o dono do terreno cadastra uma senha web e recebe a notificação se há mato alto ou entulho no local”. O diretor da fiscalização afirma que com esse sistema, o proprietário é notificado no mesmo dia da vistoria e tem sete dias para fazer a roçada, antes de receber a multa. “Nossa intenção não é aplicar multa à população e sim manter os terrenos limpos para que não se tornem criadouros do mosquito da dengue”.

Como acessar e participar do “Acesso Cidadão

1. Sistema e Senha
aPara acessar o novo sistema é necessário cadastrar uma SENHA WEBchave para o uso da ferramenta eletrônicaAcesso paracadastro pelo www.maringa.pr.com.br/acessocidadaoVeja no App Store ou Google Play aplicativos para cadastro pelo celular.
bApós o cadastro da SENHA WEBo sistema faz a busca dos dados do cidadãolistando todos os imóveis do contribuinte e asituação de cada um deles.
cA partir daí o cidadão passa a interagir com a Prefeiturarecebendo notificações e comunicados em diversas situaçõesUmadelaspor exemploserá a ocorrência de mato alto em terreno.

2. Benefícios
aO acesso ajudará a fornecer dados atualizados em cadastro eletrônico dos contribuintespermitindo que os contribuintescolaborem com a rápida e eficiente atualização de dados.
bO contribuinte ganha com desburocratização e agilidade no atendimentoPoderá consultar serviços e comunicar intervenções porinternetsem a necessidade de deslocamento até a Prefeitura.

3. Notificações
aA regularização de terrenos e imóveis com mato alto e outras ocorrências será imediatacom o contato online entre o cidadão e aPrefeituraAjudará sobremaneira na limpeza da cidade e no combate ao mosquito da denguedentre outras pragas.
bO proprietário do imóvel será notificado do que precisa fazerTerá 7 dias para fazer roçada e comunicar a PrefeituraSe roçardentro do prazo ficará isento de multa.
cAlém da rapidez das comunicaçõesganha o contribuinteque evita multae a população que terá a cidade muito mais limpa.

Nenhum comentário: