Meio Ambiente vai realizar soltura de 40 mil peixes no Rio Ivaí

A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) vai realizar neste domingo (22), às 8 horas, a soltura de 40 mil peixes no Rio Ivaí (Poço do Pintado – São Jorge do Ivaí) e o plantio de mil árvores na faixa florestal ribeirinha com a participação da prefeitura local e dos condôminos do Poço do Pintado. As espécies serão principalmente as de peixes nobres como o dourado, pacu, piapara e também corimba. O secretário de Meio Ambiente, Umberto Crispim, destaca que a ação é uma das determinações da administração do prefeito Roberto Pupin para a preservação ambiental. “Nosso objetivo para 2015 é soltar 100 mil peixes no Ivaí e pelo menos 30 mil no Pirapó. 

As atividades têm foco especial na proteção dos cursos de água, de minas a riachos e rios, iniciativas que através de promoções da Sema conseguiram multiplicar ações concretas de educação ambiental por meio de parcerias com outras prefeituras, associações, ambientalistas e clubes da região”, explica Crispim. Em 2014 foram realizadas três solturas, somando mais de 80 mil peixes, além do plantio de milhares de mudas de árvores nativas para recomposição da faixa florestal ribeirinha do Ivaí. 

Para os prefeitos de Maringá e de São Jorge do Ivaí, tão importante quanto a ação concreta é a participação da comunidade, conscientizando estudantes de todos os níveis para a necessidade de proteger a flora, fauna e outros elementos que compõem o meio ambiente da nossa região. De acordo com Crispim, estão sendo programados os plantios de 50 mil mudas em áreas ribeirinhas do Pirapó e do Ivaí, além da soltura de peixes em trechos de rio de outras cidades mais distantes, entre elas Engenheiro Beltrão e Paranavaí, contando com o apoio e participação do clube de serviço Rotary. O secretário de Meio Ambiente ainda lembra que outras promoções ambientais já estão preparadas em Maringá como o Dia Mundial da Água (22 de março) e A Hora do Planeta.

Nenhum comentário: