Jornal Bairros ponto com - Coluna do Brambilla

ARTICULAÇÃO POLÍTICA – COMO DERRUBAR UM FAVORITO
Maringá caminha para as eleições de 2016 com um candidato favorito a prefeito, Sílvio Barros (PP) parece ser unanimidade entre os pré-candidatos, e sendo hoje as eleições talvez venceria no primeiro turno.
Da oposição, o Partido dos Trabalhadores (PT) lançou recentemente em uma grande reunião do partido o vereador Humberto Henrique prefeito, uma pessoa do bem, porém ligado a um partido que vive uma turbulência nacional. A presidente Dilma após ser reeleita, vive na boca do povo e o eleitor não satisfeito com tanto escândalo de corrupção, fala em manifestação nas ruas com pedido de impeachment. Por outro lado o seu líder maior do Município o deputado Federal Enio Verri, sabendo das dificuldades de alguém do PT se eleger prefeito largou a vara, e para que o Partido dos Trabalhadores não fique fora da disputa, colocou seu pupilo Humberto Henrique para uma disputa, que provavelmente não chegará a vitória.
Nos bastidores da política a articulação é como um jogo de xadrez, de um lado a toda  poderosa família Barros, numa situação tranquila. do outro lado uma grande movimentação da  oposição para derrubar um candidato favorito, o ex-prefeito Sílvio Barros.
Quem vem fazendo um bom trabalho na política de Maringá, é o ex-presidente da Câmara Municipal e vereador Ulisses Maia (SDD), ele fala em mudanças, tem um perfil de homem sério e trabalhador incansável. Ulisses conseguiu articular a derrubada da PPP do lixo, um contrato de 1 bilhão de reais, que seria feito da prefeitura com uma empresa privada para um prazo de 30 anos.  Porém, Ulisses pra conseguir ter esta força na Câmara contou com a ajuda do pessoal do PT, e hoje Ulisses pré-candidato a prefeito, logicamente terá que compor com a ajuda do Partido dos Trabalhadores. Fala-se de Ulisses candidato a prefeito, embora seus parceiros já tenham lançado Humberto Henrique. Daí, talvez poderá nascer uma chapa com a dobradinha Humberto e Ulisses ou Ulisses e Humberto.
Correndo por fora numa terceira via, vem o Sargento Fahur (PSDC), primeiro suplente de Deputado Federal, um nome novo na política de Maringá, que surpreendeu com uma votação  de 50.608 votos. Fahur tem um grupo pequeno porém, atuante, que também já fez seu lançamento como pré-candidato a prefeito em Janeiro de 2016.
Mas nem só de nomes vive a política, um fator relevante para as eleições Municipais é o tempo do horário de televisão. O grupo dos Barros tem no mínimo 15 partidos aliados, com isso, muitos minutos no horário eleitoral do rádio e televisão. O grupo do PT se aliado a Ulisses e ao PSC de Edmar Arruda, terá um tempo razoável. Já o partido do Fahur (PSDC), que poderá se coligar com o PSB, poderá ter em torno de um minuto, o que poderá ser relevante ou não, já que seu candidato é de palavras curtas e fortes.

Assim caminha a política de Maringá pra 2016, com poucos nomes na disputa e muito tempo no horário eleitoral, para alguns candidatos muito tempo, pra outros pouco.  

Nenhum comentário: