Fiscalização dos mototaxistas

A Secretaria de Trânsito e Segurança (Setrans) começou na manhã desta segunda-feira (23) a vistoria em motocicletas que realizam o serviço de mototáxi em Maringá. 
A fiscalização, que segue até quarta-feira, dia 25, também foi acompanhada neste primeiro dia por uma equipe da Secretaria de Controle Interno. O principal objetivo da inspeção nos veículos é garantir a segurança no transporte de passageiros e, por isso, a ação é feita regularmente. Os itens verificados são: farol alto e baixo, luz de setas, luz de placa, buzina, banco, pneus, freios, retrovisores, antena corta-pipa, proteção pernas e motor, colete retrorreflexivo, limpeza e aparência, entre outros que visam o conforto e segurança de motociclistas e usuários. 

A motocicleta deve estar em bom estado de conservação e não deve ultrapassar 10 anos de fabricação. Ao final do processo, que leva em média 20 minutos, os condutores e veículos que estiverem dentro das normas recebem um selo de vistoria ano 2015, que deve ser posicionado ao lado direito do tanque de combustível, de modo visível. “Também consultamos a habilitação do motociclista e documentação do veículo. Caso houver alguma irregularidade, o titular é notificado e uma nova vistoria é agendada”, destaca o agente Paulo Fratoni, que realizava a vistoria na Setrans. Se no dia do novo check up os itens não corresponderem aos solicitados, além de não receber o selo de aptidão para exercer a função, o motociclista será impedido de utilizar a motocicleta para o serviço de transporte de pessoas.

Nenhum comentário: