Nardi deixa secretaria e assume cargo no Ministério da Saúde

O secretário de Saúde de Maringá, Antonio Carlos Nardi, foi convidado pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, para assumir a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde. Nardi, que é também presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), se reuniu nesta segunda-feira (19) com o prefeito Roberto Pupin, que manifestou apoio ao maringaense.
 “Nardi desempenha um importante trabalho em Maringá, referência para todo o Brasil. Não queria que ele saísse, mas entendo a importância e o reconhecimento do trabalho que vai desempenhar. Vamos dar continuidade às ações que vem sendo desenvolvidas”, adiantando que o substituto de Nardi frente à Secretaria de Saúde será anunciado nos próximos dias. Nardi permanece em Maringá executando as atividades normalmente até que seja confirmada a nomeação dele no cargo do Ministério. Nesta quarta-feira (21) ele segue para Brasília para renunciar formalmente a presidência do Conasems. 

A Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde é responsável, em âmbito nacional, por todas as ações de vigilância, prevenção e controle de doenças transmissíveis, pela vigilância de fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, saúde ambiental e do trabalhador e também pela análise de situação de saúde da população brasileira. As funções da Secretaria de Vigilância em Saúde incluem a coordenação de programas de prevenção e controle de doenças transmissíveis de relevância nacional, como aids, dengue, malária, hepatites virais, doenças imunopreveníveis, leishmaniose, hanseníase e tuberculose e do Programa Nacional de Imunizações (PNI); investigação de surtos de doenças; coordenação da rede nacional de laboratórios de saúde pública; gestão de sistemas de informação de mortalidade, agravos de notificação obrigatória e nascidos vivos, realização de inquéritos de fatores de risco, coordenação de doenças e agravos não-transmissíveis e análise de situação de saúde, incluindo investigações e inquéritos sobre fatores de risco de doenças não transmissíveis, entre outras ações. Junto com a Assessoria de Comunicação do Ministério da Saúde, a Secretaria de Vigilância em Saúde atua ainda na divulgação de todas as informações relativas ao uso da metodologia epidemiológica em todos os níveis do Sistema Único de Saúde (SUS), usando como principal ferramenta comunicação digital. As atividades planejadas dentro da SVS são divulgadas no site da Secretaria www.saude.gov.br/svs que levam em consideração o caráter estratégico da comunicação para a gestão da saúde, nas ações de promoção, prevenção e controle de doenças. As ações de comunicação desenvolvidas e divulgadas pelo site da Secretaria de Vigilância em Saúde ajudam inclusive na elaboração de estratégias de trabalho desenvolvidas por estados e municípios, a partir do suporte oferecido pela SVS/MS.

Nenhum comentário: