Jornal Bairros ponto com (coluna do Brambilla)

O FOCO DA POLÍTICA AGORA É MUNICIPAL.
Em 2015 os pré-candidatos a prefeito, vice e vereadores, já estão se mobilizando visando as eleições de seus municípios, que acontecerão em 2016.
Maringá terminou as eleições de 2014 com um quadro de políticos praticamente definido para concorrer em 2016.
O grupo político dos Barros conseguiu emplacar a deputada federal Cida Borguetti (PROS) como vice-governadora na reeleição do Beto Richa (PSDB), também elegeu Ricardo Barros como deputado federal e sua filha Maria Vitória como deputada estadual. Já o ex-prefeito Silvio Barros, que não concorreu a nada em 2014, ganhou um cargo importante no governo do estado como secretário da fazenda, porém, Sílvio deve ficar no cargo até as eleições de 2016, quando deverá ser novamente candidato a prefeito de Maringá.
Do grupo da oposição, Maringá tem hoje o vereador Ulisses Maia (SDD) como provável candidato a prefeito, já que ele foi muito bem nestes dois anos passados como presidente da Câmara Municipal, e logicamente como candidato em 2016, deverá fazer coligação com mais alguns grupos e partidos. Na provável coligação de Ulisses e composição da chapa, o grupo do  PT do deputado estadual Enio Verri deverá escolher um vice. Ulisses tem uma longa história política em conjunto com o grupo dos Barros, porém, após ser eleito como vereador e presidente da Câmara, votou contra alguns projetos do prefeito Pupin, entrou em algumas polêmicas, mas acabou seu mandato bem visto pelos Maringaenses.
Da oposição também temos a grande novidade política de Maringá destes últimos anos, Sargento Fahur (PSDC) que concorreu pela primeira vez como candidato, fez mais de 50 mil votos como deputado federal, ficou na primeira suplência, era desconhecido da política estadual, e com poucos recursos de campanha conseguiu representatividade em Maringá,  criou um novo grupo político, o qual lançou o Fahur como pré-candidato a prefeito em 2016.
Do grupo do Fahur (PSDC) o presidente do partido Carlos Augusto Ferreira e seu secretário Devanil Montagner, já contam com novos filiados também para concorrer a vereadores em 2016. Na vontade e disponibilidade de fechar um bom grupo de candidatos, o PSDC lançou Ambrósio Brambilla, Marcia Eudócia Ferreira, Lara Brambilla, Antonio Eduardo Pereira, entre outros como pré-candidatos a vereador.
Quanto aos antigos candidatos a prefeito que atuaram na eleição passada de 2012, Maria Iraclésia (DEM), Wilson Quinteiro (PSB) e o pessoal da esquerda (PSTU), deverão se aliar a grupos políticos e apoiar sem concorrer desta vez nas eleições municipais.
Portanto, como em política nada é definitivo nem exato, Maringá tem hoje pelo menos três pré-candidatos a prefeito em 2016, Sílvio, Ulisses e Fahur.  

Nenhum comentário: