Dengue hemorrágica faz vítima de 12 anos

Uma menina de 12 anos morreu na noite de quarta-feira (14) no Hospital Universitário (HU) de Maringá com suspeita de dengue hemorrágica, a forma mais grave da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. 
O hospital não confirma a causa da morte, que deve ser anunciada oficialmente pela 14ª Regional de Saúde (RS), de Paranavaí (a 75 quilômetros de Maringá). A garota Bianca Gonzales Moreira morava em São Carlos do Ivaí  e era filha de um casal de cortadores de cana-de-açúcar de uma usina localizada no município. De acordo com a família, ela passou mal no fim de semana passado, com fortes dores na região do estômago, febre alta e teria desmaiado. A menina foi atendida no Hospital Nossa Senhora das Graças, mas, diante da gravidade do quadro, os médicos optaram por transferi-la para o Hospital Universitário de Maringá, onde a garota morreu poucas horas depois de dar entrada na unidade.

Segundo a Regional de Saúde de Paranavaí, os primeiros exames da estudante não apontaram que ela tivesse contraído dengue, mas a mãe contou que um médico do Hospital Universitário revelou que todos os sintomas eram de dengue hemorrágica e, nos últimos momentos, sofreu um derrame e três paradas cardíacas. Diante das suspeitas, a 14ª RS abriu uma investigação e, possivelmente, nesta sexta-feira (16) possa confirmar ou não a ocorrência de dengue hemorrágica. Bianca foi sepultada no final da tarde de hoje e o enterro foi acompanhado por estudantes do Colégio Estadual São Carlos, onde ela estudou, no ano passado. Município de 6 mil habitantes, São Carlos do Ivaí sofreu com epidemias de dengue nos últimos três anos, chegando a ser colocado como uma das cidades com maiores índices de infestação do mosquito, no Paraná. Em 2013, um em cada 10 moradores contraiu a doença.

Nenhum comentário: