Guarda Municipal registra quase 1.500 ocorrências em 2014

Um balanço de atividades divulgado pela Guarda Municipal de Maringá nesta quarta-feira (17) mostra que a equipe contabilizou quase 1.500 ocorrências no decorrer de 2014, considerando as atividades registradas pela Central de Monitoramento e o atendimento nas ruas. Segundo o secretário de Trânsito e Segurança, Ideval Oliveira, de janeiro a novembro, as câmeras de segurança vem ajudando a solucionar alguns crimes e acidentes, além de tirar das ruas os indivíduos que vem praticando crimes como tráfico de drogas, furtos e roubos. “Com a instalação das supercâmeras, em alguns pontos que eram considerados críticos na cidade conseguimos diminuir em 60% a criminalidade, contando com o apoio da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal”, conta. As supercâmeras tem ajudado a população a resolver problemas de trânsito, utilizando as imagens captadas. A Setrans tem atendido aproximadamente 12 pessoas por semana procurando imagens que ajudem na apuração de acidentes e até em casos de pessoas desaparecidas. As imagens são cedidas também para o Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Federal para a solução de crimes. 

O diretor de Defesa Social e chefe da Guarda Municipal, João Carlos Virmond Porto destacou alguns pontos em que a presença das câmeras e de guardas mais contribuiu com a redução na criminalidade durante o ano. “Um dos maiores exemplos da eficiência das supercâmeras é o que se tornou a Vila Olímpica, a Praça da Catedral e a Praça Raposo Tavares. Foram os lugares em que mais diminuíram as ocorrências, cerca de 70% no índice de criminalidade”. Desde a inauguração da Central de Monitoramento, em outubro de 2013, as supercâmeras capturaram ocorrências das mais diversas naturezas, como acidentes, tráfico de drogas, furtos e roubos. A análise dos dados levantados mostra que 37% das ocorrências são por uso e tráfico de drogas, 52% são de acidentes e 11% são de roubos e furtos a carros e pessoas. Em um ano foram 985 ocorrências: 493 acidentes de trânsito, 118 casos de furto ou roubo e 384 de uso e tráfico de drogas. Dos acidentes de trânsito, 357 pessoas procuraram o setor de monitoramento para a visualização das imagens. 
Das ocorrências de furtos e roubos, 80 imagens foram requisitadas pela Polícia Civil e Militar para elucidação dos crimes. Das 384 ocorrências de uso e tráfico de drogas, 17 pessoas foram presas por tráfico e 28 menores responderam medidas socioeducativa. Guarda Municipal Criada através da Lei Complementar 671/2007, a Guarda Municipal conta atualmente com uma corporação uniformizada e armada, com armas não letais (taser), com a atribuição de exercer o poder de polícia administrativa, proteção interna e externa dos logradouros e bens patrimoniais, proteger os funcionários públicos e os cidadãos do município. O efetivo total é composto por guardas municipais femininos e masculinos. Há uma equipe que trabalha em plantões (patrimônios públicos), os guardas operacionais que patrulham a cidade, a equipe de Monitoramento de Câmeras que atua junto com a Central de Rádio repassando as informações a aqueles que estão nas ruas e uma equipe ROMU (motos), composta por 5 motos e 6 guardas municipais. 
Com relação ao trabalho desempenhado pelos guardas municipais, foram registradas 409 ocorrências atendidas de janeiro a dezembro: 151 atendimentos por danos ao patrimônio 58 registros de encaminhamentos de pessoas por tráfico de drogas 49 atendimentos prestados auxiliando o Samu 42 encaminhamentos de menores ao Conselho Tutelar 35 encaminhamentos por roubos ou furtos 29 encaminhamentos por desacato 27 apreensões de veículos 9 encaminhamentos Lei Maria da Penha 4 atendimentos por perturbação de sossego 3 solicitações de apoio a Fiscalização Integrada 2 ocorrências de prisões ou mandados de prisão

Nenhum comentário: